Em assembleia nesta terça-feira (19), professoras e professores da UESC aprovaram por unanimidade a Pauta de Reivindicações do movimento docente 2025 e elegeram delegadas/os e observadoras/es para o 43º Congresso do ANDES-SN.
Elaborada pelo Fórum das ADS, a minuta da Pauta de Reivindicações foi apresentada à plenária pela diretoria da ADUSC. O documento reúne as principais bandeiras de luta das e dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia para o próximo ano, divididas em três eixos: Direitos; Financiamento; e Autonomia financeira, administrativa e acadêmica.
“Nos últimos anos, nossa pauta tinha como centralidade a questão salarial. Nós conseguimos um acordo com o governo que garantirá o total de 13,83% de reajuste para a categoria nos anos de 2025 e 2026. Agora, entendemos que o ponto central das nossas reivindicações é a luta por direitos”, enfatizou Marcelo Lins, presidente da ADUSC.
A pauta foi aprovada por unanimidade, com sugestões de complementação em alguns pontos. As indicações serão levadas à reunião do Fórum das ADs.
43º Congresso do ANDES-SN
Na assembleia desta terça, a plenária também elegeu as professoras e os professores que representarão a ADUSC no 43º Congresso do ANDES-SN, marcado para o período de 27 a 31 de janeiro de 2025, em Vitória-ES.
A diretoria indicou Carlos Vitório, como delegado, e Álvaro Coelho, como suplente. Pela base, foram escolhidas/os em votação as/os delegadas/os Aline Setenta, Arturo Samana, Camila Gusmão, Luiz Blume, Nane Albuquerque e Zoêmia Sampaio. Os docentes Emerson Lucena e Soraya dos Anjos participarão como observadores e suplentes.