A ADUSC participou, nesta sexta-feira (10), da audiência pública em celebração ao aniversário da promulgação da Constituição Federal de 1988, realizada pela Câmara de Vereadores de Ilhéus. A atividade foi proposta pela professora e vereadora Enilda Mendonça (PT), reunindo representantes de diversos setores da sociedade.
A Seção Sindical esteve representada pelo presidente Marcelo Lins, que fez uma fala destacando o papel histórico da Constituição e os desafios atuais diante das tentativas de desmonte do serviço público:
“A Constituição de 1988 não caiu do céu. Foi uma conquista histórica e social. A partir dela, diversos segmentos da sociedade puderam se organizar e tensionar por direitos. Mas desde promulgada, os ataques começaram. Hoje, estamos diante de um novo ataque no Congresso, que é a Reforma Administrativa. Ao mesmo tempo que saúdo todos os presentes, eu clamo à luta. Precisamos nos organizar para deter esse atraso. A manutenção dos direitos precisa ser defendida a cada dia, se não a gente acaba perdendo o que já conquistou”, disse.
Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal é considerada um marco do processo de redemocratização do Brasil após o regime militar. Ela assegurou direitos e garantias individuais e coletivos, consolidando os princípios democráticos e a separação entre os poderes.
Junto ao ANDES – Sindicato Nacional, a ADUSC segue mobilizada contra a Reforma Administrativa, com uma campanha de conscientização e uma agenda de lutas para defender o serviço público.
Ao final da audiência, as entidades presentes marcaram reunião para discutir a mobilização local contra a Reforma Administrativa.