A Associação de Docentes da UESC (ADUSC) irá ingressar com ações judiciais para questionar os reajustes aplicados ao Planserv, que têm provocado aumentos expressivos nos valores pagos por professoras e professores.

Embora o Planserv não se enquadre na categoria de plano de saúde regulamentado pelas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a ADUSC entende que as mudanças nas regras de cobrança resultaram em aumento abusivo, impactando diretamente o orçamento dos servidores.

A nova forma de cálculo das contribuições elevou significativamente os valores descontados mensalmente, sem que haja melhoria proporcional na qualidade do atendimento oferecido. Diante desse cenário, a ADUSC avalia que cabe o questionamento dessas alterações pela via judicial, como forma de defender os direitos da categoria.

Para ingressar com as ações, professoras e professores associados devem encaminhar a documentação necessária para o e-mail adusc.andes@yahoo.com.br até o dia 20 de fevereiro de 2026. Confira abaixo os documentos necessários:

a) RG e CPF ou Carteira de Motorista;
b) Comprovante de residência;
c) Comprovante dos valores pagos ao Planserv no último ano (contracheques);
d) Documentos comprobatórios de problemas de saúde (se houver).

Com essa iniciativa, a ADUSC reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos/as docentes. Em caso de dúvidas, a secretaria está à disposição.