O Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), do ANDES-SN, se reuniu neste último final de semana, dias 28 e 29 de setembro, em Brasília-DF. Representada pela vice-presidenta Camila Gusmão, a ADUSC participou da reunião, que debateu temas fundamentais para a qualidade do ensino público nacional e os caminhos do movimento sindical para combater o avanço da mercantilização da educação pública.
Durante os dois dias, o encontro discutiu a carga horária de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais (Portaria 2.117/2019), as novas diretrizes curriculares para formação de profissionais do magistério (Resolução CNE/CP 04/2024), a obrigatoriedade do Enade e a “Reforma da Reforma” do Ensino Médio.
“Foi uma reunião bastante profícua, com docentes de quase todos os estados brasileiros, o que nos permitiu ter um panorama geral dos temas discutidos. Percebemos o quão grande é o nosso desafio no enfrentamento a uma agenda neoliberal, que tem a perspectiva única de nutrir o mercado de trabalho com mão de obra barateada”, disse a professora Camila Gusmão.
Ao fim, o GTPE encaminhou a produção de materiais informativos, como cartilhas sobre o Enade e sobre o Novo Ensino Médio, para ampliar a conscientização da categoria contra os ataques recentes às escolas e universidades brasileiras.