De 11 a 17 de novembro, a capital fluminense receberá o III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação. O evento, que será sediado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é organizado pelo ANDES-SN em conjunto com Sinasefe, Fasubra, Apeoesp, Sepe/RJ, Associação de Docentes da Uerj (Asduerj Seção Sindical do ANDES-SN) e, ainda, a entidade Outras Vozes da Educação, que organiza internacionalmente a atividade.

Este congresso mundial tem como tema central “a unidade dos/as trabalhadores/as docentes em defesa da Educação Pública”. A atividade será um espaço para reunir diferentes categorias do setor da Educação, estudantes e representantes de movimentos sociais e sindicais em um espaço para continuar construir um tecido social de resistência às agendas do neoliberalismo e, ao mesmo tempo, fortalecer a educação pública mundial.

“Com muita honra e muita alegria nós vamos sediar esse importante evento, especialmente nesse contexto de décadas de neoliberalismo na educação, de políticas neoliberais na educação levadas a cabo pelo empresariado, especialmente no Brasil, mas não só. É importante que a gente consiga articular essa luta com trabalhadores e estudantes”, afirmou Amanda Pereira, presidenta da Asduerj SSind.

A programação do Congresso prevê oito mesas, dentro dos eixos educacional e sindical, que vão abordar temas como Questões raciais, gênero e classe; Territórios e crise climática; Grêmios, sindicatos e transformação social; Digitalização, Inteligência Artificial, EAD e desafios educacionais; Internacionalização, avaliação e inclusão; Organização de classe e democracia, uma relação conflitiva?; Projetos conservadores em educação, violência, homeschooling e laicidade; e Sindicatos, grêmios e movimentos sociais. Estão previstas também diversas atividades autogestionadas, além de atos políticos e culturais.

De acordo com Jennifer Webb, 1ª tesoureira do ANDES-SN que participa da organização do evento, mais de 40 delegações internacionais já estão confirmadas. “Estamos aqui para convidar as nossas seções sindicais a participar desse evento”, afirmou durante a apresentação do congresso às e aos participantes do 15º Conad Extraordinário do Sindicato Nacional.

“Uma solicitação, por parte daquilo que é constituição do ANDES-SN, é que as seções sindicais também possam fomentar, juntamente com o movimento estudantil, essa ida desses estudantes para esse evento. E esse também é o momento da gente, enquanto sindicato, dar apoio e incentivar o conjunto do movimento estudantil a participar desse Congresso”, acrescentou Jennifer.

As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados de participação para 40 horas acadêmicas. Trabalhadores/as da Educação podem se inscrever clicando aqui. Estudantes podem se inscrever clicando aqui.

Confira a programação do III Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação (sujeita a pequenos ajustes)

SEGUNDA, 11 de novembro
13h às 15h – Credenciamento 
15h às 18h – Instalação do Congresso 
18h – Ato político de instalação do Acampamento dos Estudantes 
19h – Ato político Cultural com presença do coral da Uerj – Altivoz

TERÇA, 12 de novembro
9h às 12h- Mesas temáticas
Eixo Educação – Mesa 1: Questões raciais, gênero e classe
Eixo Educação – Mesa 2: Territórios e crise climática
Eixo sindical – Mesa 3: Grêmios, sindicatos e transformação social
ALMOÇO
14h30 às 17h30 – Mesas Temáticas
Eixo Educação – Mesa 4: Digitalização, Inteligência Artificial, EAD e desafios educacionais
Eixo Educação – Mesa 5: Internacionalização, avaliação e inclusão
Eixo Sindical – Mesa 6:  Organização de classe e democracia, uma relação conflitiva?
17h30 às 19h – Atividade Cultural – Fanfarras – Honk.
                            Apresentação de livros, vídeos, cartazes.
19h às 21h – Atividades autogestionadas do Acampamento dos Estudantes 

QUARTA, 13 de novembro 2024
9h às 12h – Mesas temáticas
Eixo Educação – Mesa 7: Projetos conservadores em educação, violência, homeschooling e laicidade
Eixo Sindical – Mesa 8: Sindicatos, grêmios e movimentos sociais
ALMOÇO
14h30 às 18h – Apresentação de informes nacionais de luta contra o neoliberalismo na educação
18h às 20h – Atividades autogestionadas do Acampamento dos estudantes

QUINTA, 14 de novembro
9h às 11h – Continuação da apresentação de informes nacionais de luta contra o neoliberalismo na educação 
11h às 12h – Atividades autogestionadas do Acampamento dos estudantes 
ALMOÇO
14h às 15h – Leitura de acordos, resoluções e da Declaração Final do Congresso. Fechamento e apresentação do local para o IV Congresso Mundial contra o Neoliberalismo na Educação
17h às 19 h – Reunião de delegações dos sindicatos.
19h – Ato-show (atração a confirmar). Abertura do show com “Ah Banda!”

SEXTA, 15 de novembro
8h às 19h – Atividades autogestionadas 
SÁBADO, 16 de novembro
Visita a espaços dos movimentos sociais e culturais do Rio de Janeiro, a partir de roteiros e sugestões fornecidas pela organização do evento.
DOMINGO, 17 de novembro
Retorno das delegações nacionais e internacionais

Via: ANDES – SN.