A ADUSC entregou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) um ofício que cobra a retomada das negociações com o Movimento Docente. O documento foi elaborado pelo Fórum das ADs e entregue em mãos durante a solenidade de 34 anos da UESC, realizada nesta sexta-feira (05), no auditório da universidade.

No ofício, o FAD manifesta insatisfação com a ausência de avanços no diálogo com o governo, destacando que a última reunião de negociação ocorreu em 29 de julho – uma reunião chegou a ser apontada para o dia 15 de setembro, mas foi desmarcada. Desde então, não houve nova data agendada, apesar das pautas pendentes, como a discussão sobre o adicional de insalubridade e demais reivindicações.

A ADUSC e o FAD ressaltam ainda que, apesar da publicação das promoções represadas das quatro universidades em outubro, outras demandas seguem acumuladas, incluindo a necessidade de fluxo contínuo de promoções, pois uma nova fila já se forma, além do respeito ao calendário de negociações.


Durante o evento, o sindicato também dialogou com a secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, que sinalizou a possibilidade de uma agenda ainda neste ano.

Já com a Pauta de Reivindicações de 2026 em preparação, o movimento docente das Universidades Estaduais da Bahia reforça o pedido para que o governo marque com urgência uma nova reunião, de modo a garantir o cumprimento dos direitos da categoria e o fortalecimento do ensino superior público baiano.

Fotos: Blenda Cavalcante/Ascom Adusc