A ADUSC participou, nos dias 4 e 5 de abril, do VIII Seminário Estado e Educação do ANDES-SN, realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. O evento, organizado em parceria com a Associação de Docentes da UFU (ADUFU), reuniu professoras e professores de todo o país para discutir a construção de um projeto classista de educação e os desafios frente às contrarreformas neoliberais no setor.

A professora Camila Gusmão, vice-presidenta da ADUSC, representou a Seção Sindical no seminário e destacou a importância do evento:

“Momentos como esse são fundamentais para fortalecer a unidade da categoria e aprofundar o debate sobre uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Levantamos a preocupação com o aumento de verbas públicas para o setor privado da educação, bem como o crescimento do EaD e seus impactos na formação dos/as estudantes. São fatores que afetam o ensino público e sua qualidade”.

A docente também conta que participou do Grupo de Trabalho sobre o adoecimento de professoras e professores, e que tem como objetivo trazer as discussões para as universidades estaduais da Bahia:

“Debatemos a lógica produtivista e cada vez mais individualista no ambiente de trabalho, somado ao uso excessivo dos meios virtuais que, muitas vezes, não respeitam horários e que têm nos adoecido bastante. Junto a outros docentes de universidades da Bahia que fazem parte do GTPE, planejamos propor atividades no nosso estado para debater essa questão”, disse.

A programação do seminário incluiu ainda o lançamento da cartilha “Combatendo os assédios moral, sexual e outras violências”, o Plano Nacional de Educação e o documento sobre Diretrizes Gerais da Carreira Docente, aprovada no 15º Conad Extraordinário.