Na última segunda-feira (27), teve início o 43º Congresso do ANDES-SN, que tem como tema central “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”. O evento está sendo realizado na cidade de Vitória (ES), até esta sexta-feira (31), reúne mais de 600 professores de 88 seções sindicais e é organizado pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes – Seção Sindical do ANDES-SN).
Representando a ADUSC no congresso estão as professoras e os professores Carlos Vitório, Aline Setenta, Arturo Samana, Camila Gusmão, Luiz Blume, Zoêmia Sampaio, Emerson Lucena e Soraya dos Anjos que participam dos debates e deliberações da instância máxima do Sindicato Nacional.
A vice-presidenta, Camila Gusmão, ressalta:
“A ADUSC trouxe uma comitiva bem representativa, participando das atividades do congresso na luta por melhores condições de trabalho, reforçando também a importância das Universidades Estaduais e na luta por um sindicato mais plural e cada vez mais inclusivo.”
No decorrer do congresso foram feitas intervenções dos professores/as Luiz Blume em resoluções do Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD), Emerson Lucena, Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) e Camila Gusmão, Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnico-racial, Gênero, Diversidade Sexual (GTPCEGDS). Sobre as resoluções do GTPCEGDS, Camila Gusmão, destaca:
“Participamos da discussão e aprovação de um texto com diretrizes que poderão colaborar para a construção de resoluções contra o assédio. A ideia é que esse texto seja adotado pelas universidades que ainda não têm resolução para esse tema. Ressalto que isso é algo histórico, pois só fortalece ainda mais a luta contra o assédio nas instituições de ensino superior de todo o país”.
Entre os temas abordados no evento, estavam as discussões sobre os planos de luta dos setores das Estaduais, Municipais e Distrital (Iees, Imes e Ides), que deu um passo importante em defesa da autonomia universitária e gestão democrática com a aprovação da organização de um Dia Nacional de Luta pelo fim da Lista Tríplice, uma pauta histórica do movimento docente das universidades estaduais da Bahia. Além disso, também ficou definido que a Semana de Lutas do Setor será realizada no primeiro semestre de 2025 e o XXI Encontro Nacional no segundo semestre deste ano (saiba mais).
Confira mais informações sobre as resoluções aprovadas no 43º Congresso do ANDES-SN:
43º Congresso aprova resoluções dos GTs Carreira, PAUA, SSA, C&T, Verbas e Comunicação e Arte