Após nove meses sem diálogo com o governo da Bahia, o movimento docente decidiu intensificar a mobilização da categoria. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 27 de abril, em Ilhéus, o Fórum das ADs (FAD), que reúne as Associações Docentes (ADs) das quatro Universidades Estaduais baianas (ADUNEB, ADUFS, ADUSB e ADUSC), propôs indicativo de paralisação para maio.


A iniciativa ocorre em um crescente de ações do FAD como forma de pressionar pela retomada imediata da mesa de negociação e por respostas concretas do governo à pauta de reivindicações do movimento docente. Como exemplo dessas ações está a campanha “9 meses de vazio e silêncio” lançada no dia 21 de abril por meio de outdoors no interior e busdoors na capital.

Prevista para 20 de maio, a proposta de paralisação inclui atos prévios nos principais campi das universidades e ainda será submetida às Assembleias das ADs nas próximas semanas. A medida está também condicionada à postura do governo e pode ser suspensa caso a mesa de negociação seja reaberta em tempo hábil.

A coordenadora do FAD, Karina Sales, aponta que o indicativo de paralisação demarca o limite de uma situação que se arrasta sem justificativa. “Há muito tempo que não se trata mais de uma questão de agenda, é uma escolha política por não negociar. Estamos falando de direitos e condições de trabalho desrespeitados e, no limite, do adequado funcionamento das universidades. Se o governo insiste em ignorar o movimento docente, a resposta virá com mais mobilização”, destacou.

Para o Fórum das ADs a retomada das negociações, cuja última reunião ocorreu em 29 de julho de 2025, é urgente e indispensável e a ausência de diálogo compromete os direitos da categoria e o futuro das Universidades.

Pautas de Reivindicações 2026
A pauta unificada de reivindicações do movimento docente foi protocolada pelo Fórum das ADs na Governadoria em dezembro de 2025. Ela reúne reivindicações históricas da categoria e está organizada em torno do cumprimento de direitos trabalhistas e da ampliação do financiamento das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs).

Entre os principais pontos estão a regularização de adicionais de insalubridade e periculosidade, a recomposição de direitos retirados nos últimos anos com a revogação da reforma da previdência estadual, o pagamento de anuênios retroativos, melhorias efetivas na cobertura e atendimentos do Planserv, além da defesa de um orçamento mínimo de 7% da receita líquida de impostos para as UEBAs.

Articulação com Fórum dos Reitores

Na reunião desta segunda-feira, 27, o Fórum das ADs também se encontrou com o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e coordenador do Fórum de Reitores das UEBAs, Alessandro Fernandes, para articular um encontro entre as entidades. O objetivo é debater desafios das universidades, com foco em financiamento, valorização docente e garantia de ensino, pesquisa e extensão.

Via: Fórum das ADs