Começou nesta segunda-feira (04) o semestre letivo 2024.1 na UESC. Com tema “O papel da Universidade na Produção e Divulgação da Cultura”, a aula inaugural foi proferida pela professora doutora Maria de Lourdes Netto Simões (Tica), no Auditório do Centro de Arte e Cultura, durante a manhã. A aula também será realizada no período noturno, às 19h.
Como representante da ADUSC, a Secretária Geral Soraya Dantas compôs a mesa de abertura ao lado da Coordenadora Geral do DCE Livre Carlos Marighella Camila Silveira, da presidenta do Sindicato dos Técnicos Administrativos (AFUSC) Marciene Lima, do Reitor Alessandro Fernandes de Santana, do Vice-reitor Maurício Moreau e demais membros da administração superior.
“Dou as boas-vindas aos estudantes de graduação, de pós-graduação, calouros e veteranos. Como bem disse os que me antecederam, essa casa é de vocês, essa casa esperava por vocês. Aos colegas docentes, peço que estejam mais próximos da associação. Precisamos estar organizados na defesa da universidade e dos nossos direitos”, disse a professora Soraya Dantas.
Responsável pela conferência, Tica Simões é doutora em Estudos Portugueses, pós-doutora em Literatura Comparada e Turismo Cultural e pós-doutora em Literatura Portuguesa Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professora titular, aposentada, foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC (1996-2000) e Conselheira Estadual de Cultura da Bahia (2011-2013). Comendadora da Ordem do Ensino Público (Portugal), Comendadora do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) , Academia de Letras de Itabuna (Alita).
Por fim, a aula inaugural contou ainda com a apresentação do espetáculo Bahia Magia, do Studio de Dança Eliana Fonseca, de Ilhéus.