Para iniciar o plano de reabertura do comércio ilheense, nesta quarta-feira (03), a Prefeitura de Ilhéus publicou um relatório assinado por Geraldo Magela Ribeiro, Secretário de Saúde do município.

No documento, os dados se baseiam nos números diários de casos de Covid-19, exibindo um decréscimo nas infecções. Porém, ao ignorar os dados acumulados, este resultado acaba sendo uma ilusão, devido à flutuações no registro de casos. Essa afirmação é uma conclusão da análise feita pelo professor Zolacir Trindade de Oliveira Jr., do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), da UESC.

Doutor em Física, Zolacir Trindade apresentou dois gráficos em que compara a curva real dos casos de Covid-19 em Ilhéus (em azul) com a curva exponencial (em laranja). Na análise, é possível perceber que a partir do dia 28 de abril as duas curvas ficam muito próximas, formando uma reta em crescimento constante:

Segundo o docente, os dados apresentados no gráfico mostram claramente que a cidade ainda não está passando por um real decréscimo nos casos de infecção. Em outras palavras, o pico de contaminação em Ilhéus ainda estar por vir:

“A reabertura do comércio levará, com certeza, a um aumento substancial no número de infecções pela Covid-19. Usando os números nacionais, 5% dos infectados registrados pelo sistema, ou seja, desconsiderando os casos de subnotificação, vêm a óbito, morrem. Esta reabertura, também levando em consideração que os números de leitos de UTI da cidade estão esgotados, provocará a morte de pessoas em suas casas, sem ter condições de serem atendidas pelo sistema de saúde local. O risco é muito grande”, afirmou o professor Zolacir Trindade.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, a cidade de Ilhéus chegou aos 623 casos confirmados do novo coronavírus, com 159 pacientes à espera do resultado do teste e 34 mortes:

“Temos de tentar convencer aqueles que podem tomar decisões que esta reabertura é um sério risco contra a vida da população ilheense. Ela deve ser revista. Devemos voltar ao isolamento social para preservar a vida das pessoas, da população”, finalizou o docente.

A ADUSC convoca toda a categoria a se manifestar contra o decreto municipal. Envie um email ao Gabinete de Crise de Ilhéus e pressione o prefeito a revogar a decisão. Não é o momento para afrouxar as medidas restritivas, mas sim de ampliá-las. Vidas acima do lucro!

Contato do Gabinete de Crise:
gabinetedecrise@ilheus.ba.gov.br