Sancionada no último dia 8 de setembro, a Lei nº 14.969/2025 redefiniu o quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidades Estaduais da Bahia, destravando mais de 500 promoções de professoras e professores. No entanto, a atualização dos valores em folha só será efetivada a partir do lançamento do fim de outubro.

A informação foi confirmada pela ADUSC, em contato com a Gerência de Recursos Humanos da UESC. Segundo a universidade, o procedimento para a redefinição dos cargos não será concluído em tempo hábil para que os valores referentes às promoções sejam inseridos na folha de pagamento deste mês. Dessa forma, a previsão é que o pagamento seja realizado na folha de outubro, com montante retroativo à data da promulgação da lei, 8 de setembro.

A liberação das promoções representa uma vitória do movimento docente, que há mais de um ano pressionava o governo estadual. Por meio da campanha “Direito se Cumpre!”, a categoria, através do Fórum das ADs, segue mobilizada para o avanço dos demais pontos da pauta docente.