Nesta quarta-feira (10) ocorreu a terceira mesa de negociação entre o Fórum das Associações Docentes e o Governo do Estado. Atualmente as professoras e professores negociam um plano de recomposição das perdas salariais que dê conta das perdas acumuladas. Após o Fórum das ADs apresentar sua contraproposta, o Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (SAEB), Adriano Tambone, se comprometeu com as Associações Docentes a analisar o documento apresentado e retornar para o governo uma nova reunião no dia 22 ou 30 de julho, com data a confirmar. Além da questão salarial, o movimento docente também reafirmou a necessidade de respostas para a pauta da mudança de regime de trabalho, promoções, progressões, adicional de insalubridade, orçamento e transporte.
Leia o documento de contraproposta na íntegra.
A contraproposta apresentada pelas Associações Docentes foi aprovada em rodada de assembleias nas quatro ADs e construída baseada em um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Leia o estudo do Dieese aqui. Nele fica comprovado que, num cronograma de reposição parcelado em três anos (2025, 2026 e 2027), para repor as perdas acumuladas desde 2015 e as inflações previstas para 2024, 2025 e 2026, o reajuste tem que ser de 14,67% a cada ano. No documento, o movimento docente também apresenta uma alternativa de reposição em quatro anos, situação em que os reajustes seriam em torno de 11,77%, considerando também a inflação prevista para 2027.
“Fizemos a nossa defesa e apresentamos como a categoria acumula insatisfações e situações de endividamento. As quatro universidades estaduais estão com o indicativo de greve aprovado. Esperamos avançar nas negociações durante o mês de julho mas fica o questionamento que a categoria já está fazendo para o governador: vai ter greve? Na avaliação do movimento docente, os próximos passos dependem da negociação”, destacou Marcelo Lins, presidente da Adusc e novo coordenador do Fórum das ADs.
Após a mesa de negociação, o Fórum das ADs realizou também uma reunião na Aduneb. As direções das Associações Docentes avaliaram internamente a mesa de negociação e um dos principais encaminhamentos dessa reunião foi seguir intensificando a campanha de mídia durante o mês de julho e agosto.
Via: Fórum das ADs.