A Comissão Estatuinte da UESC segue avançando no processo para revisão e atualização do Estatuto e do Regimento Geral da universidade. Atualmente na fase de sensibilização e mobilização, a comissão realizou passagens nos departamentos e promoverá eventos direcionados aos segmentos, com o objetivo de incentivar a participação da comunidade interna e externa.

Nesta quinta-feira (06), será realizada uma roda de conversa com o corpo técnico administrativo, sobre o tema “Reforma do Estatuto da UESC: Como eu participo?”. A atividade será às 09h, no Auditório de Direito, 1º andar do Pavilhão Waldir Pires.

Segundo o cronograma, após essa etapa, serão formadas as Unidades Estatuintes, responsáveis por colher e organizar propostas da comunidade universitária e da sociedade. Em seguida, os conteúdos sistematizados serão analisados e deliberados por delegados eleitos de todos os segmentos e representantes externos. A redação final será encaminhada ao Conselho Universitário (CONSU) para apreciação e homologação.

O presidente da ADUSC e membro da Comissão Estatuinte, Marcelo Lins, destacou o caráter histórico e participativo do processo:

“A Estatuinte vem da revogação da Lei 7.176/97, uma conquista da greve docente de 2015. Agora temos a oportunidade de construir um estatuto com mais autonomia e alinhado às demandas da comunidade acadêmica e da sociedade. Queremos que todas e todos conheçam o processo e participem, garantindo uma construção coletiva e democrática”, afirmou.

A ADUSC reforça que o sucesso da Estatuinte depende da participação ampla e plural da comunidade universitária e da sociedade, garantindo que a UESC avance em direção a uma gestão mais comprometida com os interesses públicos.

Confira documentos e todas as informações no site oficial da Estatuinte: https://estatuinte.uesc.br/